Congresso Municipal da Educação acontece nesta quinta-feira para 4 mil profissionais da rede

Professores, gestores e coordenadores participam de palestras simultâneas em nove locais da cidade com temas ligados à realidade escolar.

Na quinta-feira, 24 de julho, acontece o Congresso Municipal da Educação, evento anual previsto no calendário escolar que reunirá 4 mil profissionais da rede, entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores. Com o tema “Educação, emoções e desenvolvimento humano: conversas transversais sobre o percurso educativo”, o encontro tem como objetivo oferecer formação continuada e significativa, com base nas demandas reais da rede. As atividades acontecerão simultaneamente em 9 espaços da cidade, como o Theatro Pedro II, Câmara Municipal e auditórios de universidades parceiras.

As atividades serão realizadas em três turnos: manhã (8h às 11h), tarde (14h às 17h) e noite (19h às 21h) para o corpo docente da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O público participará de palestras com temas variados, como Inteligência Artificial e Educação Financeira; Educação Inclusiva; Desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas turmas da EJA; Esporte, emoção e potencialidades.

As apresentações serão ministradas por especialistas convidados, com experiências reconhecidas nos conteúdos temáticos. Cada local receberá uma atividade diferente, permitindo que os educadores vivenciem uma formação mais próxima de suas áreas de atuação e dos desafios que enfrentam no cotidiano escolar.

“Este congresso é mais do que um evento formativo. Ele é uma resposta concreta às vozes dos nossos educadores, que nos trazem, ao longo do ano, suas experiências, desafios e conquistas. A formação que entregaremos no encontro foi feita sob medida para apoiar, inspirar e fortalecer ainda mais a nossa rede”, afirma o secretário municipal da Educação, Valdir Martins.

O Congresso marca o início do segundo semestre letivo, que será seguido, no dia 25 de julho (sexta-feira), pelo Planejamento Escolar, um encontro interno entre as equipes pedagógicas de cada unidade. Nesse momento, os profissionais avaliam os resultados do primeiro semestre, reorganizam as ações pedagógicas, compartilham boas práticas e alinham estratégias com base no Projeto Político-Pedagógico (PPP).

Tanto o Congresso, quanto o Planejamento Escolar, reforçam o compromisso da rede municipal com a valorização da formação docente e a qualificação constante do ensino oferecido às crianças e aos jovens da cidade.