Ribeirão Preto entrega novo poço e garante abastecimento para mais de 50 mil moradores da região Leste

Investimento de R$ 7,8 milhões fortalece segurança hídrica e amplia distribuição de água.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Água e Esgotos (Saerp), entregou nesta quinta-feira, 7 de agosto, um novo poço de abastecimento no bairro Lagoinha, que beneficiará cerca de 53 mil moradores dos bairros Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Parque Bandeirantes, Jardim Castelo Branco, Jardim Palma Travassos e Jardim Macedo.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Ricardo Silva, do secretário da Saerp, José Rui Bonatto, servidores e autoridades locais. Durante o evento, o prefeito reforçou o compromisso da administração com o abastecimento universal e contínuo de água no município.

“Não faz sentido uma cidade como a nossa, que tem a sorte e a dádiva de ser abastecida por água subterrânea, passar por falta de água. A água é um direito fundamental de todos e deve ser assegurado. Por isso, estamos investindo na construção de novos poços e reservatórios para garantir que nenhuma família fique sem abastecimento”, afirmou Ricardo Silva.

O novo poço foi construído pela Prefeitura por meio da Saerp e opera com um sistema moderno de distribuição: a água captada é direcionada ao Reservatório Catetos e, de lá, distribuída por gravidade até as residências. “Esse modelo garante mais eficiência, evita perdas e aumenta a segurança hídrica”, explicou o secretário José Rui Bonatto.

Localizado na esquina das ruas Mascarenhas de Morais e Antônio Fernandes Figueiroa, o poço Lagoinha tem 323 metros de profundidade e capacidade de vazão de 250 mil litros por hora. O investimento total foi de R$ 7.840.316,38, com recursos provenientes de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.