Os bairros Ipiranga, Vila Tamandaré e Planalto Verde também serão contemplados com a melhoria do abastecimento, totalizando 72 mil habitantes.
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Saerp, inaugurou nesta quinta-feira, 14 de agosto, o poço Bambas, localizado no bairro Campos Elíseos, que abastecerá os bairros Campos Elíseos e Ipiranga, além de melhorar as condições hídricas do Planalto Verde e Vila Tamandaré, totalizando uma população de mais de 72 mil habitantes.
Toda a água produzida pelo poço Bambas é direcionada para a Elevatória Matadouro, que, por sua vez, distribui para dois importantes reservatórios: o Maranhão e o São Bento.
O Reservatório Maranhão é responsável por abastecer os bairros Ipiranga, Alto do Ipiranga e Planalto Verde, enquanto o Reservatório São Bento garante o fornecimento de água para os bairros Campos Elíseos e Vila Tamandaré.

Em seu discurso, durante a cerimônia de inauguração, o secretário da Saerp, José Rui Bonatto, falou sobre o reforço proporcionado pela nova estrutura que vai melhorar a vazão e distribuição de água elevando a segurança hídrica dessas regiões. “Com a entrada em operação do novo poço Bambas, será possível aumentar a capacidade de produção de água. E em conjunto com os outros poços que já abastecem a região, a população terá maior acesso à água de qualidade”.
O Poço Bambas tem 283 metros de profundidade e capacidade de vazão de 250 mil litros por hora. O investimento total foi de R$6.137.029,12, financiado pela Caixa Econômica Federal.

Bonatto ainda explicou que o sistema do novo poço operará em marcha, mas as mudanças para inverter o sistema já está estão incluídas nos projetos que serão executados. “Nós vamos implantar redes para que a água captada do poço seja conduzida diretamente para os reservatórios e de lá distribuir por gravidade para os imóveis. Esse é nosso projeto, é assim que a cidade será no futuro”, conclui.
