Polo de Empregabilidade Inclusiva promove segundo mutirão para emissão de laudos de deficiência voltados ao mercado de trabalho

Ação em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo será realizada no próximo dia 10; agendamento deve ser feito até sexta-feira, dia 5.

O Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Ribeirão Preto, em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), realiza no próximo dia 10 de setembro a segunda edição do mutirão exclusivo para profissionais que desejam obter o laudo caracterizador da deficiência, documento fundamental para inserção no mercado de trabalho.

Reginaldo Rocha, Chefe de Divisão do Trabalho, Emprega e Renda da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, explicou que uma equipe médica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo virá especialmente de São Paulo para a realização dos atendimentos. “Cada laudo, quando feito de forma particular, pode custar entre R$ 600 e R$ 800, mas, graças à parceria com o Governo do Estado, Ribeirão Preto irá emitir gratuitamente durante o mutirão”.

A novidade da edição é que as pessoas com deficiência já sairão do consultório médico com o laudo em mãos e, no próprio PEI, poderão participar de entrevistas de emprego com empresas que estarão presentes realizando contratações imediatas. Isso transforma o evento em uma oportunidade de impacto social enorme, unindo em um mesmo espaço a avaliação médica, a emissão do documento e a possibilidade concreta de inserção no mercado de trabalho.

Reginaldo também destacou a relevância da ação: “Este mutirão é uma demonstração do nosso compromisso em construir uma cidade mais inclusiva e com oportunidades para todos. Garantir o acesso ao laudo é abrir portas para que pessoas com deficiência possam mostrar seu potencial e conquistar seu espaço no mercado de trabalho.”

O atendimento será realizado no Polo de Empregabilidade Inclusiva, localizado na Avenida Francisco Junqueira, nº 2625, Jardim Macedo, das 13h às 17h. É necessário agendamento prévio, que deve ser feito até sexta-feira, dia 5 de setembro, pelo link https://bit.ly/MutiraoRibeiraoPreto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 99389-0088.

O laudo

O documento é emitido a partir de avaliação multiprofissional e interdisciplinar, que considera aspectos clínicos e funcionais da pessoa, levando em conta não apenas a condição de saúde, mas também suas capacidades, habilidades e necessidades de apoio. Essencial para formalizar a condição de pessoa com deficiência nos termos da legislação brasileira, especialmente para fins de enquadramento pela Lei de Cotas, o laudo permite mapear as condições e potencialidades do trabalhador de maneira humanizada, utilizando como base o Índice Brasileiro de Funcionalidade (IBF), metodologia reconhe