Ribeirão Preto faz história com a criação da Defesa Civil Municipal

Nova estrutura consolida o compromisso da cidade com a prevenção e segurança, além da integração regional em situação de emergência.

Ribeirão Preto passa a contar, a partir desta terça-feira (21), com a sua Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, criada para fortalecer ações de prevenção, monitoramento e resposta a desastres naturais e outros eventos adversos. O Coronel PM Otávio Augusto de Lima Seminate assume a função de coordenador municipal, consolidando um avanço estratégico na estrutura de segurança e resiliência da cidade.

“O desafio é grande, mas a satisfação é ainda maior. Juntamente com a nossa Guarda Municipal, que já vem realizando esse trabalho com maestria e resultados positivos, vamos coordenar e planejar ações, garantindo comunicação efetiva e integrada”, destacou o Coronel Seminate.

Ele reforçou que o objetivo é “estar sempre um passo à frente das tragédias naturais, orientando a população, mapeando áreas de risco e atuando com rapidez. Tragédias são imprevisíveis, mas Ribeirão Preto agora está preparada para enfrentá-las com planejamento, estrutura e inteligência”.

O anúncio foi feito durante cerimônia na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Ribeirão Preto, com a presença do Coordenador Estadual Adjunto de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro, do prefeito Ricardo Silva, do Coronel PM Rodrigo Quintino, além de outras autoridades.

“Pela primeira vez na história de Ribeirão Preto, temos uma Defesa Civil estruturada. Antes, esse trabalho era conduzido com dedicação pela Guarda Civil Metropolitana, da qual tenho muito orgulho. Agora, a Defesa Civil atua como órgão de inteligência e coordenação, essencial para prevenir e minimizar tragédias. A Guarda continuará sendo um braço fundamental, integrando-se ao sistema que conta também com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e demais parceiros”, afirmou o prefeito Ricardo Silva.

Durante o evento, foi oficializada a nomeação do Coronel PM Rodrigo Quintino como coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Ribeirão Preto, fortalecendo a integração com os 48 municípios da região. A cidade sediará, ainda, o escritório regional da Defesa Civil do Estado, instalado no DER, com estrutura logística para suporte às operações estaduais e municipais.

“Este é um momento histórico para nossa cidade. Estamos estruturando a Defesa Civil com base técnica e comprometimento, para atuar de forma eficiente na prevenção e mitigação de desastres ambientais. Agradeço a todos que contribuíram para que esse sistema se tornasse realidade”, destacou o Coronel Quintino, comandante do CPI-3 e coordenador regional de Proteção e Defesa Civil.

A cerimônia também marcou a entrega de equipamentos e veículos que ampliam a capacidade de resposta da Defesa Civil na região. Ribeirão Preto recebeu um veículo 4×2 para apoio em ocorrências e operações preventivas, enquanto o município de Luís Antônio recebeu, pela primeira vez, um caminhão-pipa destinado ao enfrentamento de estiagens e queimadas.

Foram distribuídos ainda kits verão, com cerca de 1.960 itens, entre pluviômetros, lonas e equipamentos de proteção individual, como parte da Operação Chuvas 2025/2026, que prepara os municípios para o período chuvoso. A programação incluiu também a Oficina Preparatória para o Período de Chuvas de Verão (OPOV), voltada à capacitação de gestores municipais e ao aprimoramento do planejamento de prevenção a desastres.