A partir das 9h, os alunos iniciam a produção do grafite no muro da escola; das 14h às 16h, haverá exposição de fotos do intercâmbio cultural e microfone aberto.
Como forma de ampliar o impacto pedagógico do intercâmbio cultural realizado em Portugal, os estudantes que participaram da edição 2025 do projeto Era uma vez… Brasil darão continuidade às atividades formativas neste sábado, 13 de dezembro, com uma ação artística aberta à comunidade escolar.
A atividade, realizada na EMEF Professor Paulo Freire, integra a quarta fase do projeto, em que os alunos, após retornarem de 10 dias de imersão cultural em Portugal, desenvolvem uma iniciativa voltada à comunidade escolar. Neste ano, o grupo escolheu produzir um painel de grafite que represente suas vivências nas etapas do projeto, especialmente a experiência acumulada durante a viagem. A obra será executada em um ponto visível e significativo para toda a escola.
O conteúdo artístico será elaborado pelos próprios estudantes, reunindo referências das visitas realizadas em Portugal, como museus, centros culturais, escolas, e locais históricos, entre eles a Torre do Tombo e os Palácios de Mafra e Queluz.
Participam da ação todos os estudantes selecionados para o intercâmbio: alunos da Rede Municipal de Ribeirão Preto, da Rede Estadual, do Educandário, além dos representantes de Serrana e Brodowski. A partir das 9h, os adolescentes iniciam a preparação da parede e a produção do grafite. Familiares e comunidade escolar estão convidados a acompanhar a partir das 14h, quando haverá a finalização da obra, uma exposição de fotos do intercâmbio e microfone aberto para o compartilhamento de poesias, relatos e impressões da experiência.
Para muitos jovens, esta foi a primeira viagem de avião, o primeiro contato com o mar e também uma oportunidade única de vivenciar diretamente aspectos da história e da cultura portuguesa, aprofundando o entendimento dos laços entre Brasil e Portugal.
A ação será coordenada pela Origem Produções e pelos educadores do projeto. A EMEF Professor Paulo Freire foi escolhida para receber a atividade por ainda não ter participado do projeto em anos anteriores, fortalecendo o vínculo da unidade com a edição de 2026. Com esta ação, encerra-se oficialmente a edição 2025 do Era uma vez… Brasil. A próxima edição tem previsão de início entre fevereiro e março, com a formação de professores.
O projeto é realizado pela Origem Produções, por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC ICMS), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, é patrocinado pela Rodonaves Transportes e conta com a parceria da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Serviço
Local: EMEF Professor Paulo Freire
Endereço: R. Sindicalista Luís Antônio Corrêa, 40 – Jardim Heitor Rigon
Horários:
• 9h – Início da produção do painel de grafite
• 14h às 16h – Exposição de fotos do intercâmbio e microfone aberto

