Plano preventivo reforça o monitoramento dos poços e coloca equipes de plantão 24 horas; consumo de água em Ribeirão Preto aumentou cerca de 30%.
Para enfrentar o forte calor e o aumento no consumo de água com as festas de fim de ano, a Saerp (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) implantou um plano operacional especial. O objetivo é evitar falhas no abastecimento e, caso ocorra algum problema, como quedas de energia ou dano em equipamentos, o reparo seja feito no menor tempo possível.
Dados da Secretaria apontam que entre os dias 23 e 27 de dezembro, o consumo de água em Ribeirão Preto aumentou aproximadamente 30%, conforme levantamento da Saerp. Esse pico de demanda impactou diretamente o sistema, fazendo com que os reservatórios Parque Ribeirão Preto, Planalto Verde, Jardim Sumaré, Seme Cury, Parque São Sebastião, Parque dos Lagos, Alexandre Balbo, Kaiser e Monteiro Lobato apresentassem redução acentuada nos níveis de reservação. Foi justamente nestas regiões onde se concentrou a maior incidência de falta d’água no período.
A força-tarefa começou na terça-feira, 30 de dezembro e seguem até o dia 3 de janeiro de 2026. Entre as principais ações, a Saerp disponibilizou funcionários para ficarem fixos nas unidades de abastecimento mais complexas, principalmente durante a noite, garantindo que qualquer alteração no sistema seja corrigida na hora. Além disso, um operador exclusivo percorrerá a cidade em rotas planejadas para fiscalizar o funcionamento das bombas e reservatórios.

A Saerp também reforçou o sistema de segurança, utilizando câmeras e sistemas de controle para monitorar a pressão e o nível da água em tempo real. As equipes de eletricistas e mecânicos de bombas estão de prontidão em regime de plantão para atender emergências a qualquer momento.
Outra prioridade do plano é a agilidade nos ajustes hidráulicos. Se algum bairro registrar falta d’água, o sistema será ajustado rapidamente para levar água e retomar o bombeamento o quanto antes. Com essa organização e o monitoramento constante, a Secretaria busca dar mais tranquilidade para a população de Ribeirão Preto durante este período.
É importante informar que, o consumo de água na cidade é maior do que a média nacional. Enquanto no país, cada habitante consome a média de 150 litros por dia, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), em Ribeirão Preto o consumo é de mais de 290 litros diariamente. Durante o período de altas temperaturas, naturalmente o consumo aumenta, como constatado no levantamento da Saerp. Diante disso, a população também pode contribuir com o uso consciente da água. Fechar a torneira enquanto escovar os dentes, reduzir o uso da mangueira para limpar a casa ou carro, reutilizar a água da máquina de lavar para a limpeza doméstica, são exemplos de medidas simples que podem ajudar na redução do consumo, e consequentemente, na redução da falta d´água.
A Saerp ressalta que, em casos de falta d´água, o munícipe pode solicitar atendimento por meio do telefone 0800 115 0 115 que funciona 24h por dia.
