Ribeirão Preto amplia operação de roçadas e mobiliza força-tarefa para enfrentar período climático excepcional

Altas temperaturas e chuvas intensas aceleram o crescimento da vegetação urbana, que pode chegar a cinco centímetros por dia; ações nos parques públicos têm início nesta semana.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, ampliou a operação de roçadas em toda a cidade e mobilizou uma força-tarefa permanente para enfrentar os efeitos de um período climático excepcional, marcado pela combinação de altas temperaturas e chuvas intensas, que aceleram significativamente o crescimento da vegetação urbana.

Com planejamento técnico e atuação contínua, as equipes estão em campo diariamente para garantir segurança viária, mobilidade, visibilidade e conservação dos espaços públicos. Em condições como as atuais, a vegetação pode crescer, em média, até cinco centímetros por dia, o que exige respostas rápidas, coordenadas e permanentes do poder público.

Neste momento, a Prefeitura executa uma operação intensiva, com três frentes simultâneas de trabalho, seguindo cronograma técnico em andamento. Somente nesta etapa, a força-tarefa atende mais de 514 mil metros quadrados de áreas públicas, concentrando esforços em vias de grande fluxo, corredores estruturais e áreas com maior circulação de pessoas.

Ribeirão Preto apresenta ainda uma característica urbana que amplia o desafio da zeladoria, a presença de vegetação de pastagem em áreas urbanas. A Prefeitura já conduz estudos técnicos e ações de planejamento para a substituição gradual desse tipo de cobertura por jardinagem e espécies mais adequadas ao ambiente urbano, com o objetivo de reduzir impactos futuros, otimizar a manutenção e qualificar os espaços públicos da cidade.

Segundo a secretária de Infraestrutura e Zeladoria, Juliana Ogawa, “a Prefeitura está atuando com força total. Organizamos uma força-tarefa, ampliamos as frentes de trabalho e estamos executando um cronograma técnico para enfrentar um período climático fora da normalidade. Trata-se de uma ação contínua, com planejamento e presença permanente em campo. A resposta da zeladoria, no entanto, não consegue acompanhar a mesma velocidade de crescimento da vegetação de pastagem, mas estamos empenhados em reduzir esse impacto e atender a população”, destacou.

Cronograma de roçadas em execução

De acordo com o cronograma técnico em andamento, já foram atendidas ou estão em fase de execução importantes vias e corredores urbanos, entre eles:

•        Avenida Pio XII

•        Avenida Nove de Julho (entre a Av. Independência e a Av. Costábile Romano)

•        Avenida Henri Nestlé

•        Avenida José Gomes da Silva

•        Avenida José Antônio Ferrarezi

•        Avenida Alfredo Ravanelli

•        Avenida Caramuru

•        Avenida Braz Olaia Acosta

•        Avenida Presidente Vargas

•        Avenida Independência

•        Avenida Maximilliam Maggioni

•        Avenida Pedro Abrahão Além Neto

O cronograma contempla dezenas de outras avenidas, ruas e áreas públicas, totalizando mais de 514 mil metros quadrados de serviços programados, incluindo frentes em execução e trechos em fase de finalização, conforme detalhamento de documento técnico.

Além das ações viárias, a Prefeitura mantém atendimento contínuo às 263 praças urbanizadas do município e inicia, ainda nesta semana, um projeto específico de manutenção dos oito parques públicos, com atuação imediata no Parque Prefeito Roberto Jábali (Curupira).

Para solicitações e demandas emergenciais, a população pode acionar o Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) pelo telefone 156.