Ribeirão Preto recebe entrega oficial de caminhões do Programa Move Brasil

Iniciativa do Governo Federal incentiva a renovação de caminhões, fortalece a indústria nacional e contribui para a sustentabilidade.

Ribeirão Preto foi palco, na manhã desta sexta-feira (23), da entrega oficial de caminhões viabilizados pelo Programa Move Brasil, iniciativa do Governo Federal voltada à renovação da frota de veículos pesados em todo o país. A cerimônia ocorreu na concessionária Iveco Rodonaves e contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva; do presidente da Iveco para a América Latina, Marcio Querichelli; do CEO do Grupo Rodonaves, Regis Tiecher; e do diretor da Iveco Capital para a América Latina, Frans Alpaert.

O Programa Move Brasil destinou R$ 10 bilhões em crédito para a oferta de linhas de financiamento com juros reduzidos, que passaram de patamares entre 22% e 23% para índices entre 13% e 14%, tanto para veículos novos quanto seminovos. A medida amplia o acesso à renovação da frota, promovendo mais eficiência operacional e segurança no transporte.

Além do estímulo econômico, o programa tem impacto ambiental positivo, ao incentivar a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos e menos poluentes. “Um caminhão novo polui cerca de 40 vezes menos. A meta é melhorar a logística no país, gerar mais empregos, reduzir custos e ampliar a competitividade. Trata-se de um importante programa social, econômico e ambiental”, destacou o vice-presidente Geraldo Alckmin.

O prefeito Ricardo Silva ressaltou os reflexos positivos da iniciativa para a economia local e para a população. “Quando você renova a frota com preços mais acessíveis, fortalece a economia e contribui para a redução do custo dos produtos para o consumidor final. Isso é pensar nas pessoas, especialmente nas mais humildes”, afirmou.

Durante a cerimônia, foi realizada a entrega do primeiro caminhão do Grupo Iveco viabilizado pelo programa federal, adquirido por uma empresa de limpeza urbana. O CEO da ASN Ambiental, Adriano Silva Nascimento, destacou os benefícios do financiamento. “No ano passado adquiri cinco caminhões com juros mais altos. Agora, com financiamento de 100% e juros reduzidos, foi possível comprar dois novos caminhões, o que ajuda a empresa a crescer e a melhorar seu faturamento”, ressaltou.