Secretaria de Educação realiza encontros com gestores e equipes escolares para reforçar inclusão, acolhimento e educação antirracista

Reuniões têm como objetivo preparar a rede municipal para o início das aulas, reforçando a importância do apoio às famílias, além de promover a educação antirracista e o respeito às diversidades.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Educação de Ribeirão Preto está promovendo uma série de encontros com as equipes de gestão escolar desde a última semana, para preparar a rede municipal para o início das aulas, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. A proposta é alinhar os procedimentos para o acolhimento dos professores e alunos, com especial atenção à inclusão, ao enfrentamento do racismo e ao apoio às famílias para fortalecer o vínculo entre todos da comunidade escolar.

Os encontros começaram no dia 27 de janeiro com a participação dos agentes de administração e responsáveis pelo apoio à escola, que discutiram questões administrativas, responsabilidades institucionais, práticas de inclusão e o acolhimento da comunidade escolar. O evento ocorreu no auditório da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Já no dia 28, foi realizada a palestra “Educação Antirracista e o papel da Festão Escolar, com a profª dra. Tatiane C. Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), voltada para os gestores de Centros de Educação Infantil (CEI), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Direito da USP.

Na sequência, no dia 30 de janeiro, a reunião foi exclusiva para os responsáveis pelas unidades de ensino fundamental. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, é a vez das equipes das unidades de educação infantil do município e das conveniadas participarem.

Esses encontros têm como objetivo garantir que todos os envolvidos na gestão escolar estejam preparados para as necessidades das crianças e das famílias, com ênfase no acolhimento e na prevenção de situações como bullying, conflitos entre alunos e, especialmente, episódios de discriminação racial.

No dia 4 de fevereiro, véspera da volta às aulas, acontecerá o Planejamento Pedagógico, um momento dedicado à organização das escolas para o ano letivo. Serão discutidas estratégias pedagógicas e a adaptação das atividades escolares às necessidades dos estudantes, assegurando que o ambiente de aprendizado seja inclusivo e respeitoso.

Além disso, no próximo dia 12 de fevereiro, a professora Tatiane C. Rodrigues retornará para mais uma palestra sobre Educação Antirracista, voltada agora para coordenadores pedagógicos e os gestores das unidades polo, aquelas que atendem as crianças durante as férias. O evento ocorrerá das 9h às 11h, em local a ser definido.

“Essa série de encontros é um esforço coletivo para garantir que, a partir do primeiro dia de aula, as escolas estejam não apenas preparadas para oferecer uma educação de qualidade, mas também para acolher as famílias e os alunos em qualquer situação que possa surgir ao longo do ano. O trabalho conjunto entre a Secretaria de Educação, as escolas e os pais/responsáveis é essencial para o sucesso do nosso projeto educacional”, destaca Christian Viana Oliveira, secretário de Educação de Ribeirão Preto.

Com as atividades de planejamento e alinhamento, a Secretaria busca proporcionar um ambiente escolar ainda mais inclusivo e preparado para os desafios e necessidades de todos os alunos, consolidando um compromisso com a formação integral e a promoção de uma educação antirracista e acolhedora.

Serviço:
Data do início das aulas: Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026


Data da palestra com a professora Tatiane C. Rodrigues (para coordenadores pedagógicos e gestores das unidades polo): 12 de fevereiro, das 9h às 11h (local a definir)