Saerp capacita servidores para assumir monitoramento do Aquífero Guarani

Treinamento marca a transferência de tecnologia e continuidade do monitoramento das atividades dos poços de Ribeirão Preto.

A Saerp (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) realizou, nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, um treinamento com servidores de diferentes setores da Pasta com o objetivo de transferência de tecnologia e metodologias da empresa Titium, responsável pelo atual estudo de resiliência do Aquífero Guarani.

Com o encerramento do contrato previsto para este ano, a Saerp passará a executar diretamente o monitoramento dos 30 poços que receberam equipamentos durante a pesquisa. Esses dispositivos, que serão patrimônio do município, permitem a coleta de dados precisos sobre o nível dinâmico e a recuperação do Aquífero Guarani. O treinamento contou com a participação de profissionais da Gerência de Controle e Perdas, da Oficina de Bombas e do geólogo da Secretaria.

O Projeto “Sistema Aquífero Guarani Capacidade Máxima, Resiliência e Sustentabilidade para o Abastecimento Público e Privado de Ribeirão Preto”, cruza dados históricos de décadas de operação dos poços da Saerp com novos monitoramentos de campo. O foco principal é entender a capacidade de recarga e a saúde do Aquífero Guarani diante do crescimento da demanda urbana e das mudanças climáticas.

O estudo fornece software para a equipe de Geologia da Saerp realizar a gestão de dados coletados e estratigrafia do solo de todo município com precisão para melhorar a elaboração de projetos de futuros poços. “Ao realizarmos esse monitoramento, garantimos que os investimentos no abastecimento de Ribeirão Preto sejam realizados de forma muito mais eficaz e com o mínimo de impacto possível na saúde do Aquífero”, explicou o secretário da Saerp, José Rui Bonatto.