Alunas da rede municipal vencem concurso literário sobre combate ao abuso sexual infantil

Iniciativa do Fórum pela Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com o Juizado Especial da Infância e Adolescência de Ribeirão Preto e apoio da Receita Federal, premiou estudantes com tablets e celulares.

Três alunas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto foram premiadas no concurso de redação “Vozes do Amanhã: Escrevendo um Futuro Sem Medo”. A premiação aconteceu na última sexta-feira, 30 de maio, no Anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá, e contou com a presença de autoridades, educadores, representantes de instituições formadoras e familiares.

A iniciativa foi do Fórum pela Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e contou com o apoio da Receita Federal, que doou os prêmios entregues aos estudantes. O objetivo foi incentivar o protagonismo dos jovens e promover reflexão sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Representando a rede municipal, foram premiadas as alunas Letícia Nascimento de Carvalho e Ana Laura Alves de Almeida, da EMEF Dr. João Gilberto Sampaio, e Laura Ferreira da Silva Leôncio, da EMEF Virgílio Salata. Na categoria jovem-aprendiz, os vencedores foram Maria Vitória Machado Ferreira e Emely Lima Evangelista, ambas da instituição Martec, e Guilherme Gomes Renzo, do IAPE, estagiário na SAERP (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto).

As redações foram produzidas durante o mês de maio, com orientação dos professores, e passaram por avaliação de uma comissão julgadora. A aluna classificada em 1º lugar recebeu um tablet, enquanto as classificadas em 2º e 3º lugares foram premiadas com celulares. O concurso também contou com a participação de jovens aprendizes contratados por instituições de capacitação profissional vinculadas ao Fórum.

Durante a cerimônia de premiação, o secretário da Educação, Valdir Martins, destacou a importância da iniciativa. “O poder da palavra escrita transforma. Esse concurso mostrou que nossos alunos têm sensibilidade, consciência social e desejo de construir um futuro mais justo e seguro. A escola tem papel fundamental nesse processo”, afirmou.

A professora Juliana Gaia, que integrou a organização do projeto, também ressaltou o impacto da ação na formação dos alunos. “A participação dos alunos da rede municipal no Concurso de Redação “Vozes do Amanhã” evidenciou o protagonismo estudantil na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com sensibilidade, os estudantes transformaram palavras em consciência e reforçaram a defesa da infância”, destacou.

As redações foram avaliadas com base nos critérios de observância ao tema, criatividade, clareza, coesão e correção gramatical. Os trabalhos, com uma lauda, podiam ser manuscritos ou digitados e foram desenvolvidos com o apoio direto dos docentes das unidades escolares.

O projeto “Vozes do Amanhã: Escrevendo um Futuro Sem Medo” reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a erradicação do trabalho infantil, a valorização da educação e a proteção integral dos direitos da infância e juventude.