Alunos da rede municipal encenam “O Auto da Compadecida” na Feira Internacional do Livro

Com independência e criatividade, estudantes da EMEF Domingos Adilson Canesin levam o clássico espetáculo ao estande da Prefeitura nesta quinta-feira, dia 21, em duas apresentações.

Nesta quinta-feira, dia 21, o maior evento literário de Ribeirão Preto será palco de uma experiência teatral única: os alunos da EMEF Domingos Adilson Canesin encenam a obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. As apresentações acontecem no estande da Prefeitura em dois horários, às 10h e às 15h, com duração de uma hora cada, e contam com a presença das famílias dos alunos.

A montagem é assinada pelo grupo Teatro Canesin, formado por 14 estudantes do 8º e 9º ano, que se destacam não apenas pelo talento cênico, mas também pela autonomia e responsabilidade. O projeto é totalmente idealizado pelos próprios alunos, que decidiram juntos cada detalhe: da escolha da peça à produção dos figurinos, passando por ensaios, direção e adaptação do roteiro.

A grande inspiração da equipe é o estudante Leonardo Desideri, ator experiente e apaixonado pelo teatro, que desde criança trilha os palcos com dedicação. Leonardo é o responsável pela adaptação e direção da peça, ao lado da colega Maria Monteiro. No primeiro semestre de 2025, ele participou de um curso profissionalizante na Escola de Teatro Wolf Maya, em São Paulo, e já dirigiu outros espetáculos escolares, como uma versão adaptada de Shrek.

Sob coordenação da professora Ana Rachel Cavalieri Bittar, que acompanha a turma desde sua criação em 2023, os ensaios acontecem principalmente na própria escola, com apoio contínuo das gestoras e da coordenação para garantir o sucesso do projeto.

“Acompanho o grupo desde 2023. Sem dúvida, o sucesso da peça foi o meu melhor momento em 29 anos como professora da rede municipal. O grupo é determinado, alegre e unido. A sintonia do elenco e o respeito que um tem pelo outro são simplesmente admiráveis. São responsáveis e adoram desafios. O Léo é a nossa grande inspiração, tamanho é seu amor pelo teatro. É um privilégio estar sempre com eles e sinto muito orgulho da evolução de cada um’, conta orgulhosa a professora.

O espetáculo retrata com humor e crítica social as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres e astutos que vivem de golpes e trapaças em uma pequena cidade do sertão. A apresentação promete emocionar e divertir o público, revelando a sensibilidade artística e o potencial criativo dos estudantes. A peça une tradição e juventude, com cenas que despertam riso e reflexão, exaltando o poder transformador da arte no ambiente escolar.

Após quatro apresentações na escola e uma participação no Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, ano passado, no Teatro Municipal, o elenco já trabalha em sua próxima produção, que é uma adaptação da peça “O Bem Amado”, reafirmando seu compromisso com a arte e a cultura.

Serviço

Encenação “O Auto da Compadecida”
Classificação: Livre
Direção: Leonardo Desideri e Maria Monteiro
Coordenação: Ana Rachel Cavalieri Bittar
Data: 21 de agosto (quinta-feira)
Horários: 10h e 15h