Blitz contra uso do celular no trânsito aborda 176 motoristas na zona Sul

Ação preventiva contou com apoio de Agentes de Trânsito e policiais do 51° BPMI.

A campanha da RP Mobi sobre os riscos do uso do celular na direção veicular continua por toda a cidade. Na última sexta-feira (25), o programa Educa Mobi realizou uma blitz de conscientização aos motoristas na avenida José Adolfo Bianco Molina, no Jardim Canadá, na região Sul. A ação recebeu o apoio de policiais do 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) e abordou 176 motoristas.

Durante a blitz, os policiais militares sinalizaram a parada dos condutores e, em seguida, os agentes de trânsito da RP Mobi e integrantes do Departamento de Educação para o Trânsito abordaram os condutores com orientações e distribuição de panfletos sobre os perigos de conduzir um veículo utilizando o celular.

De acordo com a diretoria de Trânsito da RP Mobi, as ações realizadas pelos setores de Fiscalização e Educação da empresa têm sido essenciais para reforçar aos condutores e pedestres sobre os riscos provocados pela imprudência no trânsito.

Neste semestre, as ações de conscientização como essas em vias públicas continuarão com o objetivo de garantir mais segurança na malha viária de Ribeirão Preto.

Riscos da imprudência

Ler, digitar, falar e usar o fone de ouvido ou celular pode tirar completamente a atenção do condutor. Há estimativas que indicam um aumento em até 80% na chance de um acidente nessas circunstâncias. Estudos internacionais indicam que manusear o celular durante a direção é tão perigoso quanto dirigir sob o efeito de álcool. Estima-se que teclar ou atender uma ligação ao volante, amplia em 400 vezes a chance de provocar um acidente.