Animal passou quatro meses em tratamento e será devolvido à natureza em área de preservação na região de Araraquara.
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento, realiza nesta sexta-feira, 10 de outubro, às 8h30, a soltura de uma Loba-Guará reabilitada após quase quatro meses de tratamento. O procedimento será feito em parceria com a Polícia Ambiental, em uma Área de Preservação Ambiental na região de Araraquara, próxima ao local onde o animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
“O retorno dessa Loba-Guará à natureza reforça nosso compromisso com a conservação da fauna e a preservação dessa espécie, que é símbolo do Brasil e tem data comemorativa em sua homenagem no dia 12 de outubro. O tratamento foi intensivo e cuidadoso, já que o animal chegou bastante debilitado, vítima de atropelamento em rodovia”, explicou Alexandre Gouvea, responsável técnico pelo CETRAS.
O animal chegou ao Centro em junho apresentando fratura no quadril (ísquio direito), hematomas na coxa e laceração na pelve, além de sinais de que havia parido pouco antes do acidente. Para sua recuperação, recebeu cuidados médicos, reabilitação para mobilidade e uma dieta balanceada, garantindo aporte nutricional adequado ao período de tratamento.
Atualmente, a loba encontra-se saudável e com plenas condições de sobrevivência em ambiente natural. O CETRAS Morro do São Bento integra a rede de centros do Estado de São Paulo e tem se destacado nacionalmente pela qualidade e inovação no atendimento a animais silvestres.
Desde 2002, o dia 12 de outubro é celebrado como Dia Nacional do Lobo-Guará, em reconhecimento à importância da espécie para a biodiversidade sul-americana. O lobo-guará é o maior canídeo nativo da América do Sul, pertencente à família que inclui lobos, cães e raposas.
Serviço – Soltura da Loba-Guará
Data e hora: 10 de outubro, às 8h30
Local: saída para soltura no CETRAS Morro do São Bento – Rua Capitão Salomão, nº 1850