Conselho integra sociedade civil e poder público na promoção da habitação social em Ribeirão Preto.
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, empossou na quarta-feira (26) os novos membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social para o biênio 2025–2027. A cerimônia, aberta ao público, foi realizada no auditório do Complexo Faud Hanna, sede da Secretaria.
O Conselho tem a função de integrar a sociedade civil organizada ao poder público, promovendo o diálogo, a construção de políticas habitacionais e o fortalecimento de ações voltadas à oferta de moradia digna na cidade.
Durante a solenidade, o secretário Claudio Almeida destacou o papel estratégico do colegiado. “Uma nova gestão traz um olhar inovador para superarmos desafios e alcançarmos nossos objetivos. É por meio deste grupo que discutiremos soluções e avançaremos na implantação das políticas habitacionais em Ribeirão Preto.”
Além da posse, foi deliberada a criação de um grupo de trabalho para revisar o regimento interno do Conselho e apresentadas as principais ações da Secretaria ao longo do ano. O subsecretário de Habitação, Fernando Vercesi, reforçou a relevância das políticas habitacionais para o município. “Promover moradias de qualidade é um trabalho de médio e longo prazo, mas já avançamos em novas oportunidades para Ribeirão Preto. Com o empenho da gestão e a contribuição de todos, colheremos resultados importantes, como as parcerias com os governos Estadual e Federal.”
Entre as ações em andamento, a Prefeitura realizou, em outubro, a pré-seleção de famílias de baixa renda interessadas em unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta etapa, serão disponibilizadas 128 moradias com subsídios de até 95% do valor do imóvel.
