Floresce uma Vida completa 30 anos com impacto na redução da mortalidade infantil em Ribeirão Preto

Programa municipal acompanha recém-nascidos e fortalece a atenção à primeira infância.

O programa Floresce uma Vida, criado em 1995 para combater a mortalidade infantil em Ribeirão Preto, completa 30 anos de atuação com resultados expressivos e uma programação especial para marcar a data. Na próxima segunda-feira, dia 9, haverá um evento comemorativo com palestras, apresentação cultural da Casa das Mangueiras e o lançamento oficial do livro digital Floresce uma Vida, que celebra a trajetória do projeto. O evento será no bloco didático da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP.

Desde sua implantação, o programa contribuiu para reduzir a taxa de mortalidade infantil de 20,2 mortes para cada mil nascidos vivos, em 1995, para 10,6 em 2024, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde.

Voltado ao acompanhamento integral dos recém-nascidos, o programa realiza ações como o monitoramento da realização do teste do pezinho, o agendamento da primeira consulta do binômio mãe-bebê, visitas domiciliares e capacitações permanentes de profissionais de saúde. Todas as etapas do nascimento são acompanhadas pelas equipes do Floresce uma Vida, que atendem crianças nascidas em hospitais da rede pública.

Em 2024, segundo o relatório do Sistema de Informação – SIS Criança, foram coletados 3.125 testes do pezinho na rede municipal. No mesmo ano, 4.159 crianças nascidas em maternidades do SUS foram acompanhadas pelo programa. Já entre janeiro e maio de 2025, 239 recém-nascidos receberam o acompanhamento do Floresce uma Vida.

“Esses resultados são fruto de um trabalho contínuo e integrado das equipes de saúde, que ao longo de três décadas tiveram como foco oferecer um acompanhamento qualificado e humanizado desde os primeiros dias de vida da criança, garantindo que ela e sua família recebam todo o suporte necessário”, destaca o secretário municipal de saúde, Mauricio Godinho.

Ao longo de três décadas, o Floresce uma Vida consolidou-se como uma estratégia essencial da política pública de saúde infantil em Ribeirão, contribuindo de forma decisiva para a redução da mortalidade e para a promoção de um começo de vida mais saudável às novas gerações.