Rede municipal de ensino retoma as aulas na próxima semana

Cerca de 50 mil alunos voltam às escolas com acolhimento especial e atividades preparadas pelas unidades.

As aulas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto retornam nesta segunda-feira. dia 28de julho, a partir das 7h, para os estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 146 escolas estão prontas para receber cerca de 50 mil alunos com muito carinho, música e atividades que marcam este novo recomeço.

Durante o recesso, dezenas de unidades passaram por manutenções e pequenos reparos, garantindo ambientes seguros e acolhedores para o segundo semestre letivo.

A volta às aulas contará com atividades especiais para o 1º dia. Um exemplo disso é o Centro de Educação Infantil Dom Bosco, no bairro Ipiranga, que preparou uma recepção musical para seus 96 alunos de 0 a 3 anos. As crianças serão acolhidas ao som de cantigas infantis, tocadas ao vivo no teclado pela gestora Carla e a professora Karen, promovendo um ambiente mágico e afetivo já na chegada.

Além disso, as famílias serão recebidas com mensagens afetuosas e reflexivas, destacando a importância da parceria entre escola, pais ou responsáveis. “Entendemos que a música é uma linguagem universal, capaz de emocionar e de criar laços, memórias e afetos. Tudo está sendo preparado com muito amor”, comenta a gestora Carla Alyria Marques Assis.

Na EMEF Prof. Honorato De Lucca, no Jardim Salgado Filho, os estudantes serão recebidos com um momento acolhedor na quadra de esportes. Professores, a equipe gestora e os integrantes do grêmio estudantil darão as boas-vindas. Em seguida, os alunos seguirão para as salas de aula, onde receberão uma lembrancinha com a mensagem: “Voltamos! Um coração pra te lembrar o quanto é bom ter você de volta”.

Mais tarde, eles serão levados ao refeitório, em grupos, para participar de uma atividade de reflexão. O momento contará com um quebra-cabeça coletivo com a frase: “Somos peças especiais que juntas construiremos um semestre cheio de aprendizagem!”.

Segundo a gestora da escola, Michele Rocha de Oliveira Martins, a proposta visa estimular a reflexão e o sentimento de pertencimento. “A recepção é um ato de acolhimento, onde os alunos se sentem importantes e pertencentes à escola. Trabalhar a habilidade de refletir é também preparar nossos estudantes para construir novas possibilidades.”

A rede municipal inicia, assim, o segundo semestre letivo com foco na integração, vínculo e desenvolvimento integral dos alunos.


“Estamos iniciando mais um semestre com o compromisso de oferecer uma educação de qualidade. Sabemos da importância do ambiente escolar na formação integral dos nossos estudantes, por isso, cada detalhe foi pensado com muito cuidado por nossas equipes. Desejo um excelente retorno a todos os alunos, professores e profissionais da educação”, conclui o secretário da Educação, Valdir Martins.

Serviço
CEI Dom Bosco
Rua Tupinambá, 1.497 – Ipiranga

EMEF Honorato De Lucca

Rua Anhembi, 401 – Jardim Salgado Filho