Retorno das atividades marca a abertura das inscrições para transferências na Educação Infantil e traz orientações sobre a oferta de transporte para quem mora a mais de 2 km da escola.
As aulas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto retornaram nesta quinta-feira (5), com aproximadamente 50 mil estudantes matriculados em 146 unidades escolares. Com o início do ano letivo, a Secretaria de Educação destaca orientações para alunos da Educação Infantil e a oferta do transporte escolar.
A partir do primeiro dia de aula, estão abertas as inscrições de intenção de transferência para crianças de 0 a 5 anos em escolas indicadas por escolha dos familiares. Após a solicitação, é fundamental que o aluno mantenha frequência regular na unidade em que já está matriculado até a disponibilização da vaga no local desejado. Os responsáveis podem procurar qualquer escola de Educação Infantil do município, o Poupatempo ou acessar o portal da Educação.
Já para o Ensino Fundamental, as inscrições tiveram início no dia 5 de janeiro e contemplam crianças e adolescentes que estão fora da rede pública; aqueles que necessitam de transferência em razão de mudança de endereço; e que desejam tentar outra unidade escolar por opção, sem alteração de residência, por meio da inscrição de intenção de transferência. O sistema permanece disponível para o recebimento de solicitações ao longo de todo o ano.

Transporte Escolar
A rede municipal oferece transporte escolar com monitor para alunos de 4 a 12 anos de idade, quando a escola estiver localizada a mais de 2 km da residência. Para quem tem mais de 12 anos, é disponibilizado passe livre no transporte coletivo do município. Todos que moram nas áreas rurais têm direito ao serviço.
Para solicitar o transporte, a família deve fazer o pedido na unidade onde o estudante está matriculado. A gestão escolar é responsável por encaminhar a solicitação à Gerência de Logística e Transporte, que realiza a análise e o atendimento conforme os critérios estabelecidos.
Em caso de dúvidas ou intercorrências, os responsáveis devem procurar a unidade escolar ou entrar em contato direto com o setor responsável pelo serviço.

Além do retorno das aulas, o ano letivo de 2026 conta com novas ações voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, como a implantação do Projeto de Recuperação da Aprendizagem (PRA) para alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a ampliação de 50% no número de profissionais de apoio pedagógico da Educação Especial e a entrega e ampliação de unidades de Educação Infantil.
“O calendário escolar de 2026 prevê o cumprimento de 200 dias letivos, e nosso compromisso é fortalecer o acompanhamento pedagógico, a inclusão e a ampliação da oferta de vagas, especialmente na Educação Infantil. E para que todas as famílias se sintam apoiadas ao longo do ano, a Secretaria de Educação está de portas abertas para tirar dúvidas e orientar pais ou responsáveis”, afirma o secretário municipal de Educação, Christian Viana Oliveira.

Serviço:
Gestão de Vagas – Poupatempo: 3617-2091 | 3965-6378
Gestão de Vagas – Secretaria de Educação (Protocolo): 3977-9119
Gerência de Logística e Transporte: 3913-1450
Portal da Educação
