Ação já contemplou mais de dez importantes vias do município.
A Prefeitura de Ribeirão Preto iniciou, nesta semana, a regularização de fios soltos de telecomunicações em importantes avenidas da região Norte da cidade. Os serviços começaram na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, e estão sendo executados nas avenidas Brasil e Thomaz Alberto Whately, sob coordenação da Comissão de Infraestrutura Aérea de Ribeirão Preto (COINFARP).
A iniciativa integra um trabalho contínuo de ordenamento da infraestrutura aérea urbana, que já foi concluído nas avenidas Nove de Julho, Portugal, Paschoal Innecchi, Jerônimo Gonçalves e no entorno do Aeroporto Leite Lopes. Em outras vias, como Independência, Patriarca, Cásper Líbero, Pedreira de Freitas, Dom Pedro, Francisco Junqueira e Meira Júnior, a adequação foi realizada de forma parcial, e todas já estão incluídas na programação para finalização dos serviços.
“Atualmente, o cronograma prioriza avenidas com grande fluxo de veículos e pedestres, critérios que orientam as ações de regularização. Considerando todo o trabalho iniciado em meados de 2025 na região Central, os resultados têm sido bastante positivos”, destaca a secretária de Infraestrutura e Zeladoria, Juliana Ogawa.
As ações tiveram início em agosto de 2025, com intervenções no quadrilátero Central, e posteriormente foram ampliadas para o Parque Ribeirão Preto. O objetivo é promover mais segurança à população, melhorar a paisagem urbana e reduzir riscos relacionados à fiação irregular.
Um novo cronograma de ações será divulgado ainda neste mês de janeiro, durante a próxima reunião da COINFARP, comissão presidida pela Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria. O grupo é responsável pela fiscalização dos serviços e conta com a participação das secretarias da Casa Civil, Planejamento, Obras Públicas e Fiscalização Geral, além da Guarda Civil Metropolitana e da RP Mobi.
A operação é organizada pela CPFL, responsável pela coordenação técnica dos trabalhos, enquanto as empresas de telefonia e telecomunicações executam a retirada e adequação dos cabos excedentes ou em desacordo com as normas vigentes.
