Ribeirão dá salto significativo em ranking de cidades inteligentes do país e é reconhecida com dois selos

Município foi premiado durante o Connected Smart Cities, maior evento sobre cidades inteligentes da América Latina, realizado em São Paulo.

Ribeirão Preto foi destaque no Cidade CSC 2025, evento promovido pela Plataforma Connected Smart Cities, consolidado como o maior hub de debates e negócios sobre cidades inteligentes da América Latina, reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões. O município figurou entre os 30 mais inteligentes do país e recebeu dois selos.

Os reconhecimentos foram entregues ao prefeito Ricardo Silva, durante cerimônia realizada na noite da última quarta-feira, dia 24, em São Paulo. Além do chefe do Executivo, também participaram da premiação o secretário da Fazenda, Fernando Soares, a secretária de Inovação e Desenvolvimento, Suely Vilela, e o secretário de Governo, Jean Vicente.

Ribeirão deu um salto significativo no 11º Ranking Connected Smart Cities: saiu da 40ª para a 26ª posição entre todos os 5.570 municípios brasileiros. O levantamento, considerado a principal referência nacional para medir o grau de evolução das cidades, analisa 75 indicadores em 13 áreas temáticas, como mobilidade, meio ambiente, tecnologia e governança.

O município ainda recebeu os Selos CSC de Ecossistemas de Inovação e também o de Cidades Inteligentes. Na primeira categoria, criada para incentivar e valorizar boas práticas de governança em ecossistemas municipais de inovação, Ribeirão garantiu prata. A análise considera cinco dimensões de governança: Políticas e estratégias de inovação; Participação e colaboração das hélices; Transparência e acesso à informação; Cultura de inovação; e Ambientes e resultados de inovação. O objetivo é nortear gestores públicos e parceiros locais no fortalecimento de políticas, estratégias e ambientes que impulsionem a inovação de forma sustentável.

Na categoria Cidades Inteligentes, Ribeirão foi reconhecida com o selo de bronze. A premiação analisa o comprometimento dos municípios brasileiros com a construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. As dimensões são: Planejamento da Cidade Inteligente, Governança da Cidade Inteligente, Tendência de Evolução no Ranking Connected Smart Cities, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, Maturidade para Parcerias e Ambientes Experimentais.

O prefeito Ricardo Silva celebrou o avanço do município no cenário nacional e dedicou o reconhecimento a toda a população. “Ribeirão Preto passa a ocupar lugar no mapa das cidades mais inteligentes, modernas e inovadoras do Brasil. Em poucos meses de gestão, conseguimos esse feito com programas importantíssimos, como o Emprega Ribeirão, que conecta empresas com candidatos, o Simplifica Ribeirão, que permite abrir empresas em até três minutos, o nosso Supera Parque, com 380 incubadoras, geração de emprego e renda, e também com o programa Cuidar+On de teleconsultas em medicina para ajudar nas filas da saúde. A gente faz Ribeirão saltar da 40ª posição para a 26ª nesse ranking nacional e garantir um dos prêmios mais consagrados do Brasil”, comemorou.