Ribeirão Preto intensifica força-tarefa após chuvas e amplia medidas preventivas na cidade

Equipes atuam desde domingo com limpeza, manutenção preventiva e resposta rápida para minimizar impactos das próximas chuvas.]A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, vem executando desde domingo (7) uma força-tarefa emergencial para limpar e reorganizar a cidade após as fortes chuvas que atingiram especialmente as regiões Central e Oeste.

Com previsão de novas tempestades entre segunda (8) e quarta-feira (10), as equipes seguem em ritmo ampliado com ações preventivas, incluindo limpeza de bocas de lobo, recolhimento de resíduos, manutenção de áreas arborizadas, podas e extrações de árvores com risco iminente, garantindo maior segurança e melhor escoamento da água.

A secretária de Infraestrutura e Zeladoria, Juliana Ogawa, destaca os resultados do trabalho preventivo. “Já vemos efeitos positivos, principalmente na região Central. Alguns pontos registraram alagamentos devido ao grande volume de chuva, mas o escoamento foi total após a diminuição da precipitação, sem acúmulo de água. Esse trabalho continuará por toda a cidade.”

Somente entre as chuvas dos dias 28 e 29 de novembro e o temporal do último domingo (7), a Secretaria já realizou a retirada de 67 árvores.

Além das equipes de Infraestrutura e Zeladoria, também estão mobilizados para atendimento emergencial e ações de segurança a Guarda Civil Metropolitana, a Defesa Civil e a RP Mobi, responsável pelo trânsito.

A Prefeitura reforça orientações importantes para a população durante períodos de chuva intensa: evitar permanecer ou estacionar veículos próximos a áreas arborizadas; reduzir a velocidade ao dirigir; redobrar a atenção no trânsito; e nunca tentar atravessar vias inundadas.

Em casos de emergência:

Defesa Civil: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Serviços emergenciais da Infraestrutura e Zeladoria (como limpeza de bocas de lobo e recolha de galhos/árvores): 156