Saerp orienta população sobre como identificar vazamentos internos

Procedimentos simples podem evitar desperdício e aumento na conta de água.

Quando a conta de água chega com valor acima do normal, sem aumento no consumo, é possível que o imóvel esteja com vazamento. Por isso, o Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) reforça a importância de verificar regularmente o hidrômetro e de ficar atento a vazamentos internos.

Esses vazamentos podem ocorrer em torneiras, válvulas, caixas de descarga e caixa d’água, muitas vezes de forma imperceptível, já que a água perdida pode infiltrar-se no alicerce ou escoar diretamente para a rede de esgoto.

Para ajudar na identificação, a Saerp orienta alguns passos simples que podem ser feitos pelo próprio morador: 1º passo: à noite, uma hora antes de dormir, feche todas as torneiras e não utilize mais água, mantendo os registros abertos normalmente. Após uma hora, faça a leitura do hidrômetro e anote o valor; 2º passo: no dia seguinte, após pelo menos seis horas e antes de abrir qualquer torneira, faça nova leitura. Se o marcador do hidrômetro se moveu nesse período sem consumo, há indício de vazamento.

Outras verificações incluem: torneiras: observar se continuam pingando após fechadas; vaso sanitário: colocar cinzas no fundo para verificar movimentação da água; canos ligados diretamente à rede da Saerp: com o registro fechado, presença de sucção na torneira indica vazamento; canos ligados à caixa d’água: fechar a torneira da boia e monitorar o nível; se houver queda, há vazamento; reservatórios subterrâneos em edifícios: fechar registro de saída e torneira da boia; após uma hora, verificar se o nível da água diminuiu.

Já nos casos de vazamentos na rua, a responsabilidade é da Saerp. O morador deve entrar em contato pelo telefone 0800 115 0115 para registrar a ocorrência. Assim que o chamado é incluído no sistema, as equipes operacionais providenciam o reparo.