A atividade promovida pelo CAPS II Centro Sul na próxima quarta-feira, às 15h, tem como tema a relação entre alimentação e saúde mental. A unidade receberá a pré-estreia do documentário Comida de Mentira, que discute os impactos dos alimentos ultraprocessados na saúde e as estratégias de marketing da indústria alimentícia.
Após a exibição, pacientes e profissionais participarão de um cine-debate com especialistas das áreas de saúde mental e nutrição. A programação inclui ainda uma feira de produtos agroecológicos cultivados em Ribeirão Preto, com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos frescos e fortalecer a produção local.
Segundo a nutricionista Raphaela Palma, a proposta é ampliar a discussão sobre hábitos alimentares em um contexto de cuidado integral à saúde. “Em momentos de sofrimento psíquico, muitas pessoas recorrem a alimentos de fácil acesso e preparo, que geralmente são ultraprocessados. O filme convida à reflexão sobre a diferença entre comida de verdade e produtos alimentícios com excesso de açúcar, gorduras e aditivos”, afirma.
Dirigido por Rafael Mellim e Chica Andrade, Comida de Mentira apresenta um panorama sobre o avanço dos ultraprocessados na alimentação da população brasileira. O documentário tem narração da atriz Denise Fraga e reúne nomes como Bela Gil, Rita Von Hunty, Carlos Monteiro, Daniel Becker e Denize Ornellas.
Para Raphaela, discutir alimentação saudável é também uma estratégia de promoção da saúde mental. “É um chamado para cuidarmos da saúde de forma ampla. A educação alimentar e nutricional precisa fazer parte das políticas de prevenção e promoção da saúde”, diz.
A iniciativa integra as ações desenvolvidas pelo CAPS II Centro Sul para estimular hábitos saudáveis e fortalecer o vínculo dos usuários com práticas de autocuidado e promoção da saúde.
